quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Aluno Integrado: Programa ensina estudantes a usar tecnologia durante a aula
No dia 27 de setembro a Escola M. Dercílio
Duarte Melgaço recebeu a visita do Senhor Fernando Cortez Sica e equipe para iniciar a capacitação dos alunos do 9º ano no Programa Aluno Integrado que está sendo oferecido pela Universidade Federal de Ouro Preto em parceria com a UNDIME/MG. O programa foi articulado pela Secretaria Municipal de Educação e Professora Sandra, visando a melhoria da qualidade da educação nos anos finais do Ensino Fundamental, a inclusão digital e o uso de novas tecnologias nas escolas municipais.
Com o programa, os alunos se tornam parceiros do professor e da escola, auxiliando tanto nas aulas, como no cuidado com os equipamentos dos laboratórios. Segundo Demerval Bruzzi, diretor de produção de conteúdo e formação da Secretaria de Educação a Distância (Seed) do MEC, a iniciativa do Programa Aluno Integrado funciona como uma estratégia para reduzir a evasão escolar, pois aumenta a autoestima do aluno, a interação com o professor e ainda dá oportunidade para ingressar no mercado de trabalho.
O curso é oferecido para alunos a partir do nono ano, com carga horária de 180 horas (cinco meses), dividido em quatro módulos. Por meio de uma plataforma desenvolvida especialmente para o aprendizado de informática a distância, os jovens aprendem sobre educação a distância, história da informática. Os participantes também têm aulas de hardware (equipamentos), manutenção de computadores e sistemas operacionais. Fonte: www.mec.gov.br

Proinfo - 40 horas para os professores da rede municipal

No século 21, o papel do professor está se transformando. A função do professor muda de detentor do conhecimento para guia das investigações dos alunos.

"O novo professor tem que estar preparado para deixar de ser o que apenas fornece informações e trabalhar para ser um orientador, aquele que ajuda a selecionar informações e sabe fazer articulações". (Beth Almeida PUC São Paulo)

Visando contribuir com a formação deste “novo educador” neste mês de setembro/2010 iniciou-se o Curso Proinfo 40 horas ( Programa Nacional de Formação em Tecnologia Educacional) para os professores das escolas municipais de Bonfinópolis de Minas, o objetivo do curso é promover o uso pedagógico das diversas mídias eletrônicas na sala de aula contribuindo assim para a inclusão digital dos próprios professores e dos alunos.

As aulas estão acontecendo na Escola M. Dercílio Duarte Melgaço para os professores da própria escola e para os professores do Centro Educacional sob orientação da professora Sandra de Oliveira Mota Tavares. Na Escola M. João Luiz dos Santos estão se formando os professores das escolas rurais e da própria escola sob coordenação da diretora Helena Mendes Menezes.