segunda-feira, 4 de agosto de 2014

MINI CURSO DE "ORTOGRAFIA E PRODUÇÃO DE TEXTO"



Aprender sempre para ensinar mais

Aos 25 dias do mês de julho, aconteceu na Escola Municipal Dercílio Duarte Melgaço, um minicurso de “Ortografia e Produção de Texto”. O Minicurso foi organizado pela Coordenadora do PIP/ATC/Municipal, Sandra de Oliveira Mota Tavares em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, teve como palestrante a Professora de Português a Senhora Maria do Socorro Coimbra Rodrigues Peixoto que contou com a participação de todos os professores do Ensino Fundamental da rede municipal, os professores do CESEC, APAE e professores dos Anos Iniciais da rede estadual de Bonfinópolis de Minas.Cujo objetivo foi fomentar a aquisição de conhecimentos e atualizar a prática pedagógica.
O trabalho com a ortografia e produção de texto também são objetivos do Ensino Fundamental e deve ser realizado de modo permanente e contínuo para que o aluno se aproprie das convenções ortográficas. Considerando que o processo de aquisição da escrita tem sido alvo de atenção dos professores e que o domínio da escrita se desenvolve através de um longo processo interno de construção de hipóteses a respeito do que é a escrita e de como se escreve. E também o que deve reger o ensino da ortografia não é a preocupação no que diz respeito a quais palavras escrever “corretamente”, mas, sim, o porquê de se escrever as palavras desta ou daquela maneira, isto é, quais normas ortográficas regem sua escrita. Que o aluno precisa da intervenção pedagógica no processo de construção de seu conhecimento ortográfico.  E é o professor quem o ajudará a refletir sobre o tipo convencional que rege a grafia correta da palavra, por meio de situações que estimulem o aprendiz à reflexão sistemática sobre as regras geradoras de notações corretas e sobre a existência de palavras cuja ortografia não depende de regras.
 O trabalho com produção de texto é primordial para o processo ensinoaprendizagem dos alunos, e tem ganhado um papel relevante, visto a importância e necessidade de tornar o aluno leitor-produtor, propiciando ao aluno uma interação, um diálogo com outros textos, o que reflete claramente no desempenho dos alunos frente a interpretação de situações - problema, compreensão da ideia principal de um texto, identificação de informações implícitas, produção de um resumo, dentre outras atividades.
Foi um momento de troca de experiência e interação, cumprimos os nossos objetivos propostos de maneira prazerosa.