terça-feira, 27 de março de 2012

Secretaria de Estado de Educação publica edital dos Exames Supletivos do primeiro semestre de 2012

Seg, 26 de Março de 2012 14:35

Inscrições para os Exames poderão ser feitas de 18 de abril a 13 de maio pela internet

A Secretaria de Estado de Educação (SEE) publicou no jornal Minas Gerais da última sexta-feira (23-03) o edital dos Exames Supletivos do primeiro semestre de 2012. De acordo com o documento, as inscrições poderão ser feitas entre os dias 18 de abril e 13 de maio, somente via internet, no site www.educacao.mg.gov.br/supletivo. Já as provas serão realizadas nos 14 e 15 de julho de 2012.

Para participar do exame, os candidatos devem ter idade mínima de 15 anos para o ensino fundamental e 18 anos para o Ensino Médio, completos ou a completar até o dia 15 de julho, data de término da realização das provas.

Candidatos que não têm acesso à internet poderão se cadastrar nas Superintendências Regionais de Ensino (SREs) entre os dias 18 de abril a 11 de maio. O valor da taxa é de R$6,00, por área de conhecimento. A taxa de inscrição deverá ser paga com boleto bancário, emitido no ato da inscrição, nos guichês dos bancos conveniados. Para se inscrever é necessário um documento de identificação e CPF. O Exame, que não exige a freqüência na escola regular, é destinado a jovens e adultos que não concluíram os estudos e desejam retirar e certificado de conclusão dos ensinos Fundamental e Médio.

O inscrito poderá tirar seu comprovante definitivo, contendo o local da prova, data e horário, a partir do dia 04 de junho. As provas serão realizadas nos dias 14 e 15 de julho nos períodos da manhã e da tarde. O edital e os programas de estudo também estão disponíveis no site do supletivo.

Isenção

O candidato desempregado poderá se inscrever, com isenção da taxa, em no máximo duas áreas de conhecimento até o dia 08 de maio. Nesse caso, a inscrição deve ser feita nos Postos do Sine, (relacionados no anexo III do edital) no período de 18/04 a 08/05. O candidato desempregado que após ter realizado sua inscrição no Sine desejar inscrever-se em mais áreas do conhecimento poderá realizar a inscrição dessas áreas, via internet, efetuando o pagamento da taxa.

Provas

Os Exames Supletivos do Ensino Fundamental e Médio serão oferecidos por área de conhecimento. Os candidatos do Ensino Fundamental farão provas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna (Inglês), Artes, Educação Física e Redação, Matemática, História e Geografia e Ciências Naturais. Já para o Ensino Médio as provas serão de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação, Matemática e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

As provas serão realizadas nos períodos da manhã e tarde e os gabaritos oficiais serão divulgados no dia seguinte à realização do exame pelo site do supletivo. Serão considerados aprovados os candidatos que obtiverem um mínimo de 50% dos pontos em cada área de conhecimento. O resultado oficial dos Exames Supletivos será divulgado a partir do dia 24 de agosto, nos sites pelos sítios eletrônicos www.educacao.mg.gov.br/supletivo e www.supletivomg.caedufjf.net.